Galeria ao ar livre

Fotos de mulheres pretas embelezam avenida no Centro de Niterói

Evento marca Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana

Painéis gigantes estão expostos na Amaral Peixoto
Painéis gigantes estão expostos na Amaral Peixoto |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Coordenadoria de Direitos e Políticas das Mulheres (Codim) de Niterói inaugurou, nesta terça-feira (25), a exposição "Presença D'Elas: a Potência da Mulher Preta", com fotos de 23 mulheres captadas pelas lentes da fotógrafa Lilo Oliveira. Os painéis gigantes estão expostos em pilastras da Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade.

Desde 2018, o município instituiu, por meio da lei 3380, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no calendário oficial da cidade. 

"O processo de confecção das fotos foi todo executado por mulheres negras. Vemos aqui não só a beleza, mas a excelência no fazer. Percebemos que, durante muito tempo, construímos a história do feminismo pautado na mulher branca. Isso ainda é um debate a ser enfrentado e se faz muito urgente. Em Niterói, temos muito orgulho de estarmos construindo juntos uma nova realidade, porque a pauta da mulher não é só da Codim, ela é transversal e deve ser discutida em conjunto com os outros órgãos municipais. A nossa proposta é que cada menina que passe pela avenida Amaral Peixoto se reconheça em cada uma destas mulheres e saia dali com a certeza que ela é maravilhosa", destacou a presidente da Codim, Fernanda Sixel.

As homenageadas 

Foram 23 mulheres homenageadas
Foram 23 mulheres homenageadas |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

As mulheres fotografadas foram as seguintes. a gari Cleide Vitório, a estudante Rayssa Lima, a supervisora Ana Cristina Duarte, a escritora Joselene Souto, a assessora Bárbara Cristina Cardoso, a camareira do Theatro Municipal Sônia Maria da Silva, a mediadora cívica Ana Luiza Briola, a autônoma Ingrid Ramos - autônoma, a catadora de potências Marcela Rodrigues, a publicitária Aline Santos - publicitária, a microempresária Jaqueline de Oliveira, a copeira Claudia Regina Victor, a missionária e líder comunitária Elenice Ramos - missionária e líder comunitária, a escritora Lia Vieira, a jornalista e escritora Laila dos Santos, a fotógrafa Luciana Carneiro, a atriz e produtora cultural Claudia Macedo, a assistente social Juliana do Carmo Pereira, a cabeleireira Maria Emília Souza, a empresária Letícia Marinho, a estudante de Administração Daniele Simões, a advogada Claudia de Almeida e a ialorixá Norma Sueli Pacheco. 

Foram 23 mulheres homenageadas
Foram 23 mulheres homenageadas |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

< Edifício A Noite, na Praça Mauá, será prédio residencial Turistas cariocas caem de falésia em praia do Rio Grande do Norte <